logo_uerj_barratopo.png

Conheça hábitos que podem prevenir o surgimento da diabetes tipo 2

O açúcar é um importante fornecedor de energia para o nosso corpo. No entanto, quando ele se apresenta de forma excessiva, pode ser um indicativo de pré-diabetes ou de diabetes.
Diabetes (1)

Navegação

Compartilhe este conteúdo

A diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento da glicose no sangue devido à falta ou à má absorção da insulina, que é o hormônio responsável por transportá-la para dentro das células a fim de gerar energia.

A diabetes tipo 1, mais comum de se diagnosticar em crianças e adolescentes, acontece por uma produção insuficiente do hormônio devido a um defeito do sistema imunológico que ataca as células responsáveis por produzir a insulina no pâncreas. Por isso, trata-se de uma doença autoimune. Já a diabetes tipo 2 surge por conta de fatores de risco como sedentarismo, sobrepeso, alimentação rica em açúcar e carboidratos, colesterol e triglicerídeos elevados, tabagismo e pressão alta.

Na pré-diabetes, o indivíduo apresenta níveis de açúcar no sangue elevados, mas não o suficiente para estabelecer a doença. Trata-se de uma fase intermediária entre uma vida saudável e o desenvolvimento da diabetes tipo 2, que não tem cura. Felizmente, a pré-diabetes é algo reversível se houver uma mudança no estilo de vida. Diagnósticos de diabetes tipo 2, até pouco tempo, estavam relacionados a adultos a partir dos 40 anos. No entanto, de 1990 a 2019, adolescentes e jovens têm apresentado a doença precocemente, de acordo com uma pesquisa chinesa publicada no jornal científico The BMJ Today.

Quem é que resiste àquela pizza quentinha com refrigerante? E aquele bolo de chocolate fofinho com cobertura de brigadeiro? Huuuuum! Só de pensar deu água na boca, né? Isso sem falar nos pacotinhos de biscoitos e de salgadinhos que aparecem para nos salvar na correria do dia a dia. Sim, nós reconhecemos o quanto eles podem ser deliciosos. Mas, também podem contribuir para o surgimento da diabetes tipo 2.

Existem pessoas que consomem indiscriminadamente esses alimentos sem ter consciência dos riscos, mas também existem aquelas que até têm uma noção, mas não levam tão a sério as consequências. Mas o fato é que a diabetes é uma doença que pode provocar cegueira, insuficiência renal e cardíaca, transtornos pulmonares, amputação de pernas e pés e até a morte se não for devidamente tratada.

A diabetes não tem cura, apenas tratamento. Mas o lado positivo é que cultivar bons hábitos reduzem os riscos de surgir a doença. Então, se liga aqui nas dicas preventivas que nós separamos pra você:

  • alimente-se de forma saudável. Inclua mais frutas, vegetais e cereais na sua alimentação. Reduza o consumo de farinha branca, açúcar e gordura. Evite alimentos ultraprocessados;
  • ‌pratique 30 minutos de exercícios físicos por dia;
  • ‌durma bem;
  • ‌evite o consumo de álcool;
  • fique longe do vaper e de outros cigarros;
  • ‌gerencie o seu peso corporal, pois a obesidade pode acarretar uma série de doenças como diabetes, pressão alta, dentre outras;
  • ‌controle a pressão arterial;
  • ‌procure atendimento médico multiprofissional com regularidade e faça exames preventivos.

Como vimos, a diabetes não tem cura, mas é possível evitar o seu surgimento. Que tal seguir essas dicas e construir um estilo de vida mais saudável? Como diz o ditado, “prevenir é melhor do que remediar”. Então, cuide de você com carinho, pois investir em saúde é um gesto de amor.

Veja mais ...

Notícias relacionadas

Carmen Raymundo discute os marcos do trabalho adolescente.
25/03/2024
Trabalho de referência executado pelo NESA é tema de aula para cursos de especialização e residência na Fiocruz. [...]
Uso de Telas
17/10/2023
Perder horas em filas de banco é coisa do passado! Com um simples toque na tela do celular, é possível pagar contas e fazer transferências em um estalar de dedos.[...]
MHRuzany - Destaque
17/10/2023
Maria Helena Ruzany foi a primeira mulher a coordenar a Unidade Clínica de Adolescentes (UCA), o atual Nesa[...]