logo_uerj_barratopo.png

A importância da atenção integral à saúde para adolescentes e jovens

Ser uma pessoa saudável, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), vai muito além da ausência de doenças.
Saúde Integral

Navegação

Compartilhe este conteúdo

A importância da atenção integral à saúde para adolescentes e jovens

Ser uma pessoa saudável, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), vai muito além da ausência de doenças. A saúde está, intimamente, relacionada com as condições de moradia, alimentação, lazer, cultura, convivência familiar e comunitária, educação inclusiva e de qualidade, dentre outros. A saúde integral, como o próprio nome já diz, compreende o ser humano em sua totalidade sem separar corpo, mente e condições de existência, uma vez que todos estes fatores estão relacionados.

A adolescência é um momento muito especial do processo de crescimento e desenvolvimento com forte influência na subjetividade e na construção da vida adulta.
Cuidar da saúde de forma preventiva é investir no futuro. E aí, como andam os cuidados com a sua saúde?‌

A adoção de práticas saudáveis como alimentação adequada, atividade física, sono regulado, interação social e equilíbrio emocional contribuem para a melhoria da qualidade de vida, prevenindo o surgimento de doenças como diabetes e hipertensão, por exemplo.

Aqui no Nesa, nós realizamos ações de atenção integral a saúde de adolescentes e jovens abrangendo a promoção de saúde, além da prevenção e do tratamento de doenças, por meio de uma equipe multidisciplinar. Acompanhar a saúde do público adolescente e jovem e suas famílias de forma integral pressupõe acolhimento, participação juvenil, educação entre pares e articulação com a rede de garantia de direitos.

Agora que você já entendeu o que é saúde integral e qual é a sua importância, se liga nas dicas práticas que preparamos pra você:

QUE TAL DESCASCAR MAIS E DESEMBALAR MENOS?

‌Com a correria do dia a dia, os alimentos industrializados se tornam sedutores por conta da sua praticidade. No entanto, o que se apresenta como algo prático e aparentemente inofensivo, além de ter um baixo valor nutricional, traz consequências negativas para a saúde. Isso sem falar no quanto as embalagens desses alimentos são prejudiciais ao meio ambiente. Em vez disso, prefira alimentos naturais e livres de conservantes. Inclua mais frutas e vegetais na sua alimentação diária. Alimentar-se de forma saudável e equilibrada auxilia na prevenção de doenças como diabetes e até mesmo o câncer. Comer bem é melhorar a qualidade de vida, é investimento em saúde.

BEBER ÁGUA FAZ BEM PRA SAÚDE E PRA BELEZA

Você já bebeu água hoje? Como as plantas que ressecam por falta de água, assim é o nosso corpo. A ingestão de água abaixo do recomendado gera desidratação e pode provocar uma série de transtornos como ressecamento da pele, dores de cabeça, prejuízos na função renal, dentre outros malefícios.

Não espere sentir sede para beber água, pois a sede já é um sinal de desidratação.

Tá a fim de começar a beber mais água, mas não sabe como?

Tenha sempre uma garrafinha perto de você; baixe aplicativos para te lembrar de beber água; para quem não tem o costume de beber água no dia a dia, investir em águas saborizadas com frutas também é uma ótima alternativa.

O corpo hidratado é um corpo saudável. Beber água corretamente auxilia na digestão, na boa saúde dos rins, ajuda na perda de peso, além de deixar a pele muito, mas muito mais bonita. Beba água!

QUEM SE MEXE, SEUS MALES ESPANTA

O nosso corpo precisa de movimento para funcionar bem. Caso contrário, ele “enferruja”. A prática regular de atividade física oferece inúmeros benefícios, pois libera neurotransmissores, como serotonina, dopamina e endorfina, que são responsáveis pela sensação de bem-estar, auxiliando no combate da depressão e da ansiedade, melhorando a saúde mental. Além disso, também previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, controla os níveis de colesterol, melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, dentre outras vantagens.

Corrida, caminhada, ciclismo, natação, musculação, dança, luta, yoga, enfim, encontre uma atividade física que te dê prazer e manda ver!

DORMIR FAZ BEM E É DE GRAÇA

Assim como o nosso corpo precisa de movimento, ele também precisa de descanso. Um sono equilibrado fortalece o sistema imunológico e a memória, reduz o estresse, controla o apetite e previne doenças, não só as crônicas, como a diabetes, mas as emocionais também, como a depressão. Desenvolva hábitos que favoreçam o relaxamento, como a diminuição da luminosidade, o afastamento do consumo de telas, pelo menos, uma hora antes de dormir.

É IMPOSSÍVEL SER SAUDÁVEL ESTANDO SOZINHO

Você já deve ter ouvido em algum momento da vida que “o homem é um animal social”, né? O que Aristóteles quis dizer com essa frase é que nós, seres humanos, não somos capazes de viver isolados. O sentimento de solidão, quando é crônico, é tão nocivo à saúde quanto o cigarro e a obesidade, pois provoca depressão, pressão alta e até derrame cerebral. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual da Flórida (FCU), publicada na revista científica The Journals of Gerontology: Series B, a solidão é apontada como fator de risco para o desenvolvimento de demências.

‌Cuidar da saúde, além de fazer bem para a mente, faz bem para o corpo, pois evita o aparecimento de todas essas doenças. Então, socialize! Cerque-se de relações saudáveis, saia com seus amigos e divirta-se!

EQUILIBRAR O EMOCIONAL É CUIDAR DO CORPO TODO

Sabe aquela frase “mente sã, corpo são?” Tem tudo a ver com a importância de cuidar da saúde emocional, pois é ela quem determina todo o resto. Uma saúde mental abalada, além de trazer transtornos emocionais, prejudica a saúde física com o surgimento de doenças como gastrite, alergias alimentares e respiratórias, síndrome do intestino irritável, dentre outras. Uma saúde emocional equilibrada possibilita inteligência emocional, proporciona melhorias na autoestima e nas relações, oferece segurança no enfrentamento de desafios, além de ser benéfica para a saúde física.

Quer saber como manter o equilíbrio emocional? Estabeleça uma rotina organizada, pratique a respiração consciente, faça atividade física, tenha hobbies, busque ajuda profissional e faça terapia.

O nosso corpo é como uma máquina que precisa de cuidados especiais. Então, estar hidratado e em constante movimento, socializar, cuidar das emoções, dormir e se alimentar bem são essenciais para manter todas as engrenagens em perfeito funcionamento. Cuide bem de você, pois um corpo saudável leva a uma vida mais feliz.

Veja mais ...

Notícias relacionadas

Carmen Raymundo discute os marcos do trabalho adolescente.
25/03/2024
Trabalho de referência executado pelo NESA é tema de aula para cursos de especialização e residência na Fiocruz. [...]
Uso de Telas
17/10/2023
Perder horas em filas de banco é coisa do passado! Com um simples toque na tela do celular, é possível pagar contas e fazer transferências em um estalar de dedos.[...]
MHRuzany - Destaque
17/10/2023
Maria Helena Ruzany foi a primeira mulher a coordenar a Unidade Clínica de Adolescentes (UCA), o atual Nesa[...]