logo_uerj_barratopo.png

Ex-diretora do Nesa recebe Medalha Chiquinha Gonzaga

Maria Helena Ruzany foi a primeira mulher a coordenar a Unidade Clínica de Adolescentes (UCA), o atual Nesa
MHRuzany - Destaque

Navegação

Compartilhe este conteúdo

A professora Maria Helena Ruzany, ex-diretora do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nesa), recebeu a Medalha Chiquinha Gonzaga, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, entregue pelas mãos do vereador Alexandre Beça. A cerimônia, que foi realizada no auditório Assistente Social Miriam Peres de Moura, teve como objetivo reconhecer a trajetória profissional da homenageada, principalmente, no que diz respeito às suas contribuições para a saúde do adolescente, que permitiu ao Nesa uma visibilidade nacional e internacional, e também pelo impacto social deixado para os jovens das comunidades de Vila Isabel e adjacências. 

A mesa solene foi composta pela homenageada, Maria Helena Ruzany, pelo diretor do Nesa, José Augusto Messias, e pelo vereador do município do Rio de Janeiro, Alexandre Beça, autor da resolução que concedeu a honraria à professora. Também estiveram presentes na solenidade, e fizeram depoimento à homenageada, a professora da disciplina Medicina de Adolescentes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Uerj, Eloisa Grossman, a ex-promotora juvenil e liderança comunitária do complexo dos Macacos, Euza Borges, a coordenadora de extensão e projetos do Nesa, Fernanda Graneiro e o advogado e chefe de gabinete do vereador Alexandre Beça, Ronaldo Rock, que foi um dos contemplados com o legado construído por Maria Helena Ruzany. 

A honraria, que leva o nome da pioneira musicista brasileira, foi criada em 1999, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro e tem como objetivo homenagear personalidades femininas que, reconhecidamente, tenham se destacado em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais, no âmbito da União, Estados e Municípios.

Formada em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), doutora em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, professora adjunta aposentada da disciplina Medicina de Adolescentes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Uerj. Autora de diversas pesquisas e produção científica que passou a servir de base para todos aqueles que elegem a juventude como um segmento populacional que merece atenção especial.

‌Ex-consultora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), ex-consultora da W. K. Kellogg Foundation, atualmente Maria Helena Ruzany é consultora temporária da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) e assessora da área de Saúde de Adolescente e Jovens do Ministério da Saúde. 
Em seu discurso, a professora deu destaque à importância do trabalho realizado em equipe. “Parafraseando Raul Seixas, o sonho que você sonha sozinho é só um sonho, mas quando você junta um grupo e sonha junto, passa a ser uma realidade. Não fui eu que construí o Nesa, fomos nós que construímos. E essa cumplicidade para construir juntos é o que faz o Nesa crescer.”, declarou a homenageada

Veja mais ...

Notícias relacionadas

Carmen Raymundo discute os marcos do trabalho adolescente.
25/03/2024
Trabalho de referência executado pelo NESA é tema de aula para cursos de especialização e residência na Fiocruz. [...]
Uso de Telas
17/10/2023
Perder horas em filas de banco é coisa do passado! Com um simples toque na tela do celular, é possível pagar contas e fazer transferências em um estalar de dedos.[...]
Diabetes (1)
O açúcar é um importante fornecedor de energia para o nosso corpo. No entanto, quando ele se apresenta de forma excessiva, pode ser um indicativo de pré-diabetes ou de diabetes.[...]