Atenção! Você está utilizando o Internet Explorer em uma versão desatualizada, que compromete a navegação no site do NESA. Faça a atualização do seu navegador, ou utilize outro, como o Mozilla Firefox, o Google Chrome, ou o Opera (entre outros).


Treinamento no NESA

O NESA - como unidade docente da UERJ - tem papel importante na formação e aperfeiçoamento de recursos humanos.

No treinamento profissional, destacam-se os seguintes programas: residência em saúde do adolescente nas áreas de medicina, enfermagem, serviço social, psicologia e nutrição. Além disso, residentes de outros setores do Hospital Universitário Pedro Ernesto - e de outros hospitais - podem incluir a enfermaria de adolescentes em seu rodízio, por períodos variáveis de tempo. Encontram-se, nessa situação, residentes do Serviço de Pediatria do HUPE, do Hospital Municipal Jesus, do Instituto Fernandes Figueira e do Hospital Municipal Souza Aguiar, entre outros. É também local de estágio para o curso de especialização em psicologia do adolescente. Os residentes de pediatria e medicina geral e comunitária fazem rodízio no ambulatório do NESA.

Na graduação, participa das seguintes disciplinas: medicina de adolescente, pediatria, clínica médica e enfermagem médico-cirúrgica. Recebe alunos do último período para internato de enfermagem e medicina e para estágio curricular e extracurricular nas áreas de medicina, enfermagem, serviço social, psicologia, nutrição, odontologia, fonoaudiologia, comunicação social, educação, educação artística e direito. Em colaboração com a Sub-reitoria de Extensão da UERJ, o NESA recebe alunos bolsistas de graduação para atividades extramuros, participando em pesquisas, ações educativas na comunidade, campanhas de vacinação etc. Essas iniciativas têm como finalidade levar o aluno a um trabalho interdisciplinar voltado para a realidade da população atendida.

Da sub-reitoria de pós-graduação, os docentes do NESA recebem bolsistas de iniciação científica - PIBIC - que participam de pesquisas quantitativas e qualitativas em desenvolvimento no serviço.

Além das modalidades de treinamento mencionadas, o NESA desenvolve convênios com a Área de Saúde do Adolescente, com o Programa de Saúde da Família do Ministério da Saúde e com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro para capacitação de profissionais de diversas categorias. Os profissionais de saúde também podem participar das atividades prático-teóricas desenvolvidas no núcleo por meio de solicitação à Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico (CDA/HUPE), que oferece treinamento profissional (TP) e treinamento profissional com bolsa (TPB). Aqueles que desejarem desenvolver pesquisas científicas na área de saúde do adolescente poderão atuar no NESA como pesquisadores visitantes.

A cada dois anos é programado um simpósio clínico que tem como objetivo a atualização da equipe (educação continuada), a troca de experiências com outras instituições e a capacitação de recursos humanos.

Atualmente encontra-se em processo de implantação o Curso de Educação à Distância, que se configura como importante alternativa para alunos de graduação e qualificação profissional. O material didático estará disponível em módulos de auto-aprendizagem impressos e na internet.