Atenção! Você está utilizando o Internet Explorer em uma versão desatualizada, que compromete a navegação no site do NESA. Faça a atualização do seu navegador, ou utilize outro, como o Mozilla Firefox, o Google Chrome, ou o Opera (entre outros).


Atenção Terciária

A Enfermaria Professor Aloysio Amâncio da Silva, nível terciário de atenção, é centro de referência para internação hospitalar de adolescentes com quadros clínicos e cirúrgicos que necessitem investigação diagnóstica e tratamento com recursos tecnológicos mais avançados ou mais complexos. É pioneira em todo o Brasil em sua área de atuação.

Dispõe de 16 leitos, sendo oito para o sexo feminino e oito para o masculino. Recebe cerca de 550 internações/ano, com tempo médio de permanência de oito dias.

A Enfermaria serve como campo de estágio e prática para alunos de Graduação e Pós-graduação nas áreas de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia e Fisioterapia. Recebe, por ano, em média, cerca de 250 alunos para treinamento nas diversas áreas.

São desenvolvidas, na Enfermaria, atividades educacionais com os adolescentes baseadas em práticas recreativas e de incentivo à leitura, sendo este último um programa de extensão universitária em conjunto com o Instituto de Letras da UERJ.

Também é prática corrente o suporte multidisciplinar às famílias dos pacientes internados.



Coordenadora: José Henrique Withers Aquino - médico e professor auxiliar